COMUNICADO - OBRA NA RUA PADRE ALFREDO GUERREIRO
28-JAN-2026
A União das Freguesias alertou atempadamente para os eventuais riscos associados ao desenvolvimento da obra na rua Padre Alfredo Guerreiro, na Meadela.
No passado dia 07/11/2025, a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, numa atitude de prevenção e responsabilidade, alertou o responsável pela empreitada para os riscos que poderiam advir da referida obra, designadamente a possibilidade de aluimento de terras no local onde está projetada a construção da superfície comercial.
Em resposta, foi-nos transmitido, entre outras considerações, que “os avisos estão colocados e não oferecem, em nossa opinião, risco para os transeuntes”. Não ficando satisfeita com esta posição, a União das Freguesias voltou a alertar para a situação, desta vez através de ofício enviado ao Município no dia 11/11/2025.
Os receios manifestados vieram, infelizmente, a confirmar-se. Hoje, somos confrontados com a necessidade de uma medida extrema e indispensável: o corte de parte da Rua Padre Alfredo Guerreiro, decisão articulada entre o Município, Proteção Civil e, posteriormente a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
Compreendemos que esta medida é indispensável para salvaguardar a integridade física de todos os que utilizam aquela via, embora reconheçamos os significativos constrangimentos de tráfego que daí resultam para a população.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela reafirma a sua postura firme na defesa da segurança e do bem-estar da população, lamentando que os alertas oportunamente efetuados não tenham sido considerados, conduzindo à situação que hoje se verifica.